Economia, educação e emprego

0
Na Estácio quatro modalidades de ensino permitem que cada aluno concilie seus estudos com as demais atividades, possibilitando maior flexibilidade ao seu dia . Foto: divulgação

Por que é tão importante estar preparado para o mercado de trabalho?

O avanço da vacinação permitiu uma melhora no mercado de trabalho, sobretudo para o setor de serviços. Segundo dados da pesquisa Pnad Contínua do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgada recentemente, a taxa de desemprego brasileira foi a menor para o período do trimestre até janeiro, desde 2016. A retomada do mercado de trabalho no setor do comércio contribui para que milhares de pessoas retomem suas atividades, e também os planos de investimentos na carreira.

Segundo Thiago Holanda, economista e professor da Estácio, embora os dados sejam positivos, é necessário que os profissionais estejam devidamente qualificados para a ocupação das vagas. Para o especialista é importante investir no conhecimento para estar preparado para as oportunidades.

“Depois da pandemia da COVID-19, o mundo experimentou uma mudança drástica em diversos segmentos de mercado, permitindo que novas modalidades de negociação e trabalho, antes pouco populares, se consolidassem. O home office foi uma dessas mudanças, e essa nova forma de trabalho exige um perfil diferenciado de profissional”, explica o especialista.

Já Hugo Meza Pinto, economista e também docente da Estácio, complementa que o aquecimento do comércio é um bom sinal, mas que é importante entender todo o cenário de oportunidades e os diferentes perfis de vagas. “A estrutura das empresas mudou e os profissionais precisam estar preparados. O diferencial é o uso de ferramentas digitais, além de inovação e criatividade para criação de estratégias. A especialização também é um ponto importante na busca por um emprego capaz de gerar remunerações maiores” finaliza.

Segundo balanço do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), apresentado no último dia 29 pelo Ministério do Trabalho e Previdência, o Brasil obteve 2,013 milhões de contratações e 1,685 milhão de demissões, restando um saldo positivo de 328.507 empregos formais criados em fevereiro de 2022.

Além da área tecnológica, recursos humanos, marketing, comunicação e saúde são as áreas que devem ter destaque em 2022.

“O bom profissional, além das clássicas competências exigidas pelo mercado de trabalho, precisa hoje estar em constante atualização, buscando sempre as ferramentas mais criativas para propor soluções em negócios. Para tanto, duas estratégias são fundamentais: buscar sempre qualificar-se e construir uma boa rede de relacionamento com outros profissionais do mercado”, acrescenta Thiago.

A tecnologia que modifica as relações pessoais e o mercado de trabalho também atua no setor de educação. Novos formatos de ensino possibilitam, por meio da tecnologia, o acesso à conteúdos educacionais de qualidade e valores acessíveis. Este avanço tecnológico permitiu que os alunos escolham entre diferentes opções de estudo. Na Estácio quatro modalidades de ensino permitem que cada aluno concilie seus estudos com as demais atividades, possibilitando maior flexibilidade ao seu dia a dia utilizando, na medida certa, o que a tecnologia pode entregar de melhor em cada formato de ensino.

Para quem deseja iniciar uma graduação, ainda dá tempo de começar neste semestre. Com o Megavestibular da Estácio é possível iniciar uma graduação com preços únicos. Na modalidade Presencial ou Semipresencial o valor é de R$ 299/mês durante 6 meses. Já quem optar pelos formatos Flex e Ensino Digital, o valor é de apenas R$ 129/mês por 6 meses. Em todas as modalidades os candidatos ainda podem garantir também até 70% de bolsa no curso todo. Confira as condições e os cursos disponíveis na ação pelo regulamento disponível no site estacio.br. No Amazonas, as inscrições para as avaliações presenciais ou online podem ser feitas pelos telefones 92. 98152-5094 ou também pelo site. O atendimento presencial na unidades da Constantino Nery ocorre de acordo com as normas de segurança sanitária vigentes.

A Estácio Amazonas possui um portfólio de cursos bem amplo e diferentes modalidades de ensino, como Presencial; Semipresencial; Flex; e Ensino Digital. Dentre os cursos ofertados estão Direito, Nutrição, Psicologia, Biomedicina, Educação Física, Pedagogia, Engenharias, entre outros. Os estudantes contam ainda com mais um benefício totalmente sem custo, o seguro educacional. Ele protege os alunos elegíveis ao benefício nos casos involuntários de perda de emprego. O benefício garante um crédito financeiro de até seis vezes o valor da mensalidade do momento da perda de renda. Saiba mais informações em https://portal.estacio.br/seguroeducacional.

Com informações da assessoria

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui